sábado, 28 de novembro de 2009

Concepção do corredor T5:

Totalmente segregado do tráfego local

Implantado ao longo de vias com elevado volume de viagens por ônibus

Possibilidade de ultrapassagem nas estações, para linhas expressas

Estações com plataforma a 90cm de altura para embarque em nível com os ônibus, sendo 30 estações simples (paradoras), 6 estações expressas (paradoras expressas) e 2 terminais.

Integração físico-tarifária com modais de grande capacidade

Servido por linhas de ônibus alimentadoras e complementares:

Alimentadoras: linhas mais curtas interligando o Corredor T5 com os bairros localizados na área de influência do traçado;

Complementares: linhas mais longas ligando o Corredor T5 ao Centro da Cidade e principais subcentros urbanos (Zona Sul, Méier, Saenz Peña,etc.)

- reforma dos dois terminais do aeroporto internacional para atingir capacidade de 25 milhões e passageiros por ano até 2014. (responsabilidade do governo federal)

- programa de melhorias no valor de 1,1 bilhões de dólares na rede ferroviária de subúrbio que irá resultar em um sistema de alta capacidade de primeira linha. (responsabilidade governo estadual)

- extensão orçada em 1,2 bilhões de dólares da linha 1 do metrô na zona sul , assim como a conexão entre as duas linhas – (responsabilidade governo do estado)

- construção com investimento de três sistemas BRT ( corredor T5 ligando Barra a Penha; Barra-Zona Sul e LigaçãoC) –( responsabilidade prefeitura e governo federal com repasse de verba. ) O orçamento do T5 está praticamente fechado em - R$ 1,414 bilhões. Verbas da prefeitura e governo federal.

Os outros corredores ainda não possuem orçamento fechado, estão em estudo do projeto.